Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis

Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis
Email: slluisramos@gmail.com
Cel. (21) 986017617 (Oi)
Cel. (21) 96835-5541 (claro)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Significado de nomes

Abrão = pai das alturas - Na verdade, o que Abrão precisava era ser pai de nações, pois o verdadeiro Pai das Alturas é o SENHOR Jeová.
Abraão = pai das nações - Isso é o que ele precisava e Deus mudou o nome dele para que assim ele pudesse ser chamado pelo que logo seria realmente.
Sara = Princesa - Deus mudou o nome dela para princesa, pois ela seria princesa de nações.
Isaque = Riso - Deus colocou "riso no rosto de Sara e Abraão, através do nascimento de seu filho.
Jacó = Usurpador, suplantatador - Ele fazia jus ao seu nome, por isso ter encontros com Deus, foi mudando, até que Deus lhe deu um novo nome.
Israel = Aquele que luta com Deus - Jacó lutou com Deus e por isso teve o nome mudado para Israel. Deus o fez Príncipe.
Simão = Cana - Esse era o nome de Pedro antes de se encontrar com Jesus. Pedro era uma cana, muito fácil de ser tirada da terra e muito maleável, mas Jesus mudou o nome dele, pois Ele tem poder de mudar nomes.
Pedro = Pedra - Se anteriormente, ele era maleável, levado por qualquer vento de doutrina, agora ele torna-se, um homem convicto, sabe o que quer, e não se volta para traz.
Saulo = Grande - Ele foi instruído por um dos homens mais sábios da época, não aceitava aquela "seita". Pensava ser o "dono da verdade", mas Jesus mostrou que ele não era nada.
Paulo = Pequeno - Se outrora ele era o "grande", agora ele se torna "pequeno" e engrandece ao Senhor Jesus, o perseguidor é perseguido.
Jesus e Josué = O SENHOR salva ou Jeová salva - Não é preciso dizer muita coisa.
Sofonias = O SENHOR guarda ou o SENHOR guardou - Assim é o nosso Deus, Ele guarda os seus. Sofonias foi um dor profetas de Deus.
Naum = Alívio, conforto - O profeta Naum profetizou a queda de Nínive, pois o povo de Nínive só se arrependeu por um período de tempo após a profecia de Jonas.
Jeremias = Deus estabelece - Jeremias profetizou a queda de Jerusalém, e os setenta anos como escravos. O rei Nabucodonosor levou o povo de Israel cativo para babilônia. Deus cumpriu o que havia dito através do seu profeta. Jeremias escreveu quatro livros: Jeremias, Lamentações de Jeremias, I Reis, II Reis.
Habacuque = Abraçado - Vemos que Deus realmente abraçou Habacuque, pois ele profetizou numa época difícil para Israel que estava para ser levada pelos babilônicos. Porém Deus estava com seu servo.
Obadias = Servo de Deus - Obadias profetizou contra Edom, que zombava de Israel enquanto o mesmo estava em momento ruim, sendo refém de Nabucodonosor. Os edonitas se esqueceram que foi por causa do próprio Israel que havia se desviado de Deus é que o mal estava vindo sobre eles. O SENHOR Jeová não se agradou da forma que Edom tomou ao ver a nação vizinha sendo levada cativa. Por isso, o profeta Obadias foi levantado para profetizar contra eles.
Ezequiel = Deus fortalece - Ele foi levantado como profeta para mostrar o pecado de Israel, porque Israel estava escravo em Babilônia, Deus o levantou como profeta apesar de ele ser sacerdote.
Daniel = Deus é meu Juiz - Daniel foi um dos jovens levados para babilônia como escravo no palácio, pois, imagina-se que ele era de linhagem real. Daniel serviu no reino de Nabucodonosor. Daniel continuou temente a Deus nos domínios babilônicos e por isso foi bem sucedido no reino e Deus o exaltou.
Hananias = Agraciado do SENHOR - A Bíblia registra o nome de mais de um Hananias, e um dos portadores desse nome, foi um dos amigos de Daniel, que foi jogado na fornalha a mando do rei Nabucodonosor, juntamente com dois amigos. O rei mudou o nome de Hananias para Sadraque que quer dizer "servo de Akul (deus da lua).
Misael = Quem é igual a Deus - Misael foi outro amigo de Daniel, que não se encurvou diante da estátua que o rei criou. Ele também foi jogado na fornalha. Misael teve o nome mudado para Mesaque que quer dizer "igual Igual Akul.
Azarias = Meu socorro é o SENHOR - Outro amigo de Daniel e que também não se encurvou diante da estátua. Azarias teve o nome mudado para Abede-Nego, "servo de Nego" (deus da sabedoria e astrologia). Na bíblia encontramos também o relato do sacerdote Azarias, o que reprovou a atitude do rei Uzias quando queimava incenso na casa do SENHOR.
Ageu = Festivo ou minha festa - O templo estava sendo reconstruído e o povo precisava se reanimar, Deus, então, levanta Ageu para profetizar a volta de Israel a sua terra e se animar, pois o templo estava sendo reconstruído e Israel voltando para o seu país.
Zacarias = Deus se lembra - Deus nunca se esqueceu do seu povo, Israel, e agora o povo volta para o seu lugar, depois de setenta anos no deserto. Deus fala através de Zacarias o porque dele ter ido para o exílio.

Por Pb. Silvio Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário