Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis

Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis
Email: slluisramos@gmail.com
Cel. (21) 986017617 (Oi)
Cel. (21) 96835-5541 (claro)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Somos vasos de barro

Jeremias 18.1-6 - 

  1. A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
  2. Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
  3. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
  4. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
  5. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
  6. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Esse texto é bem conhecido e muito bom para se ministrar, todo pregador já deve ter usado esse texto de Jeremias para fazer um sermão. 
Diferentemente dos profetas Isaías e Ezequiel, o que Jeremias viu, não foi uma visão de Deus, ele esteve realmente na casa do oleiro segundo o mandado de Deus, pois o SENHOR disse: "E lá te farei ouvir as minhas palavras".
Jeremias desceu a casa do oleiro, (temos que descer para entrar na casa do Oleiro, Jesus), e lá ele viu a obra do oleiro.
O oleiro pega aquele barro (chamado de argila nos dias de hoje) limpo. Para que um bom vaso de barro seja preparado ele tem que estar limpo. Para que você seja usado por Deus, precisa estar limpo.
O SENHOR, chamou Saulo de "vaso escolhido", (Atos 9.15) mas, para isso Saulo teve que passar por um processo de limpeza espiritual, para que assim, pudesse ser "transformado em um Paulo", e ser usado pelo Espírito Santo de Deus.
Está na hora de você, amado leitor, ser limpo espiritualmente para que sejas usado por Deus.
Após o oleiro pegar o barro limpo, ele o coloca num torno, o pedaço de barro está totalmente sem forma, nem parece que será feito um lindo vaso com aquele barro.
É assim que Deus trabalha, Ele pega o que está sem forma e o transforma, faz uma nova criatura; "Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado", (Salmos 113.7)
Outra coisa interessante é que o vaso não se forma sozinho; "Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos"? (Isaías 45.9b).
Se não buscarmos ao SENHOR, nunca seremos vasos, nunca seremos usados Não podemos nos engrandecer e pensar que nos tornamos vasos pelos nossos próprios méritos, Deus nos escolheu e nos criou.
O oleiro forma o vaso pacientemente, frise isso "prepara o vaso pacientemente". Não podemos querer nos apressar ou ficar perguntando a Deus em que momento seremos usados e porque está demorando.

Eu tenho visto pessoas indo aos seus pastores para perguntar quando serão consagrados e, outros reclamando com seus líderes por estar demorando a subir de cargo eclesiástico.
Não é assim que deve ser, deixe Deus modelar você, deixe ele te moldar, te formar, e não desanime com o que vou dizer, mas você pode estar moldado em um ano, mas também pode demorar dois anos, três anos, quatro anos... Faça um estudo sobre Davi e veja quantos anos ele foi modelado depois que recebeu a unção.

O Oleiro (com letra maiúscula pois estou falando de Deus) sabe quando o vaso está pronto, mas quando fica pronto, fica bom, e dura muitos anos.
No texto não diz, mas para o vaso ficar pronto, tinha que passar pelo fogo, para que assim, possa, ficar firme. E muitas das vezes o barro se quebra no fogo mesmo, e isso mostra que o vaso não foi aprovado.
"A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um". (1ª Coríntios 3.13)
É na prova que se vê o quanto o vaso é resistente.
Os vasos eram muito usados para guardar azeite, isso nos mostra que o vaso não podia estar rachado, nem furado ou ter qualquer uma dessas imperfeições.
Vemos muitos vasos assim nos dias de hoje, está faltando o azeite da unção na vida deles, pois estão fracos na presença do SENHOR, não tem mais a unção do Espírito Santo, precisam descer a casa do Oleiro.

Outra coisa interessante; não tem como encher um vaso cheio, para que o vaso possa ser cheio, ele tem que esvaziar; por isso eu te convido a sempre se esvaziar diante de Deus, para que ele vos encha e o azeite esteja sempre renovado em sua vida. Um vaso emborcado (virado para baixo), não pode ser cheio, por isso se você está assim, parado, desanimado, está na hora de buscar poder e unção na sua vida.
O vaso de barro se quebra com facilidade, porém, dura mais tempo, existe vestígios de pedaço de vasos de barro de séculos atrás. 
O vaso de barro é difícil de fazer, por isso, se torna precioso, principalmente para o Oleiro que o criou; você tem um grande valor para Deus, valor esse que nem você tem a dimensão do de tão grande que é.

Se o vaso ficar muito tempo parado, começa a criar lodo em sua volta e perde a beleza, repare nos vasos do lado de fora do jardins de plantas. É preciso botar o vaso em uso.

Você é um vaso do SENHOR, ainda que, talvez, você esteja parado, quebrado, emborcado. Desça hoje mesmo à casa do Oleiro e deixe ele te usar como quiser.


Eu sou um vaso,várias vezes sou quebrado
E ao oleiro sou levado,faz de mim o que Ele quer
Sou um vaso,depois de reconstruído
Ele diz ao meu ouvido: sei o grau da tua fé


Eu sou um vaso que por muitos humilhado
Mas por Deus sou exaltado no momento que Ele quer
Sem aparência,me coloco em todo lado
Mas não deixo de ser um vaso, que nada sou tudo Ele é


Sou um vaso nem de ouro,nem de prata
Nem de bronze,nem de ferro, que é difícil de fazer
Sou,sou de barro que se encontra em toda parte
E a beleza que me invade é por dentro que se vê













Por Pb. Silvio Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário