Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis

Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis
Email: slluisramos@gmail.com
Cel. (21) 986017617 (Oi)
Cel. (21) 96835-5541 (claro)

terça-feira, 15 de março de 2011

Bíblia Sagrada

Eu não me canso de falar da Bíblia, eu sei que muitos não confiam inteiramente nos textos inseridos nela, muitos acham que existem palavras verdadeiras e palavras não tão verdadeiras; muitos evitam ler certos trechos ou livros por achar que não são mais importantes, e tem pessoas que só lêem o Novo Testamento. Mas eu confio 100% em toda a Bíblia. Quando estou lendo a Bíblia sinto o Espírito Santo falando comigo através de cada palavra. Se não entendo algo que estou lendo, peço orientação ao Espírito Santo e logo vem o esclarecimento. Existe uma diferença entre ler a Bíblia e meditar na Bíblia. E quando se medita na Palavra de Deus então o Espírito Santo orienta. Ler a Bíblia definitivamente não é como ler outro livro. Eu gosto de ler livros, tanto evangélicos quanto os não evangélico, estou sempre lendo um livro e muitos livros que leio são muito bons, mas nenhum se compara com a Bíblia Sagrada. A Bíblia é diferente de se ler, você simplesmente não se cansa de lê-la, diferente de outros livros da qual lemos uma ou duas vezes e logo nos cansamos. 
Eu sei que muitos se cansam de ler a Bíblia pelos mesmos motivos, e eu também já tive esses problemas. Você lê mas não entende nada do que está lendo, acaba de ler uma página e logo se esqueceu do que leu, quando começa a ler te dá sono.... Você não está sozinho nessa. O segredo é não desistir, continue lendo a Bíblia, mesmo que você não entenda. Leia, o Espírito Santo vai te orientar. Você vai ficar maravilhado com o esclarecimento de Deus em sua vida. Acredite em mim, todos os livros da Bíblia são importantes de ser lido e em cada um Deus fala conosco. Não entre nessa de que nem toda a Bíblia é pra ser lida e nem tente interpretá-la ao seu modo, ouça a voz do Espírito através dos textos lidos e obedeça, confie, acredite. 
No livro de Gênesis você encontra coisas maravilhosas, você os feitos de Deus no começo da criação. Deus criou o céu a terra e o mar e tudo quanto neles há. Isso é lindo, os cientistas tentam distorcer essa verdade dizendo que o mundo surgiu de uma explosão. Explosões não constroem, explosões destroem. Falam da evolução, mas nós vemos que o homem ao tentar cruzar certos animais com outros, fazem com que a nova espécie nasça estéril, como acontece com a mula ou o burro. Mas a Bíblia já nos fala sobre isso, não é preciso pesquisar em outras fontes. 
No livro de Êxodo, você vê o livramento que Deus dá ao povo, e conhece o poder do nosso Deus e como Ele se levanta em favor dos seus.
No livro de Levítico, você compreende os deveres dos sacerdotes e lembra que Deus nos chamou para ser sacerdotes aqui na terra, representantes de Jesus nesse mundo.
Livro de Números nos mostra o projeto de Deus para com Israel. Assim, também, Deus tem um projeto com o seu povo.
O livro de Deuteronômio nos mostra Deus repetindo as leis para Moisés, Ele ama tanto o seu povo que não o destruiu, mas deu uma segunda chance, chamando o povo a se lembrar do SENHOR.
O livro de Josué nos mostra que Deus continua guiando o seu povo, dando livramento escapes e derrubando as muralhas que aparece em sua frente. 
Livro de Juízes nos mostra o povo de Israel se distanciando de Deus constantemente e sofrendo por causa disso, mas toda vez que o povo clama a Deus Ele entra com misericórdia e levanta juízes na terra.
O livro de Rute nos mostra o amor verdadeiro e a obediência a Deus que nos leva a bençãos e vitórias
O livro de I Samuel nos mostra que Deus responde a oração dos seus. Deus não aceita a desobediência 
O livro de II Samuel nos mostra os feitos de Deus e como Ele era com Davi. Deus é contigo.
O Livro de I Reis nos mostra o Espírito Santo operando E Deus respondendo a oração do seu servo Elias com fogo.
O Livro de II Reis nos mostra o quanto Deus era com os que os seguiam e o triste fim dos reis que se distanciaram de Deus.
Nos livros de I e II Crônicas você vê o livramento de Deus aos seus servos, vê Deus dando livramento aos seus.
No livro de Esdras você vê a reconstrução do templo de Deus por pessoas sem experiências e com muita luta. 
O livro de Neemias não é diferente Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém com muita luta. Porém Deus estava com o sacerdote Esdras e com Neemias.
Você não vê o nome "Deus" no livro de Ester, mas vê o agir dele à todo o momento na vida do seu povo judeu, assim também, Deus age na sua vida e te dá livramentos.
No livro de Jó você vê porque o crente é provado e o aprovado. Deus está contigo nessa prova que tu estas passando
O livro de Salmos é lindo em todo âmbito, seja na adoração, nos revelando o poder e a majestade de Deus, etc...
Provérbios é um livro de bons conselhos para nós.
Eclesiastes, como o livro de Provérbios nos mostra textos importantíssimoos que nos fazem refletir.
Cantares tipifica o amor de Deus para conosco e o nosso amor para com Deus, Ele é o noivo e a igreja é a noiva.
Isaías é o livro messianico, o evangelho do Velho Testamento, é o livro do A.T que mais fala de Jesus
Jeremias nos mostra o quanto Deus fala com seu povo Israel e que se não nos voltarmos para Deus seremos cobrado. Mesmo que Deus nos ame, mas Ele é justiça.
O livro de Ezequiel  nos mostra Deus chamando, é como se fosse um livro missionário.
Se o livro de Isaías é considerado o evangelho do Antigo Testamento, o livro de Daniel é o Apocalipse do Antigo Testamento. E também nos mostra o quanto Deus livra os seus em terra estranha.
O livro de Oséias tem que ser lido com atenção. Pois o profeta não pecou, ele não adulterou e nem fornicou. O que ele fez foi ir até uma mulher adultera, casou-se com ela e só depois teve filhos, e isso tudo teve um processo. Na verdade, o profeta deu respeito àquela mulher. Ela passou a ter um nome.
Em outra oportunidade falarei mais dessa passagem.
Joel profetiza a descida do Espírito Santo, ocorrido no livro de Atos capítulo 2.
Acabaram com a escola de profetas, mas não calaram a voz de Deus, ele levantou Amós qua não era profeta para proteziar aos filhos de Israel.
O povo de Israel pecou e por isso pagou um preço, mas o povo de Edom se juntaram aos babilônicos e profanaram a terra de Israel. Deus não aceitou essa postura deles e levantou Obadias para profetizar contra eles.
Jonas foi levantado para pregar em Nínive. Mas o mesmo não quis ir por raiva da nação ninivita. Deus nos chama para pregar e quando nos chama não importa onde é e pra quem é. Nós devemos pregar a palavra.
O povo de Israel sempre se desviava e Deus sempre levantava um profeta para profetizar à ruína do povo por ter se afastado do seu Deus. Ele levantou Miquéias para profetizar o julgamento de Deus por esta nação ter se distanciado de Deus.
No livro de Jonas você vê o arrependimento do povo de Nínive, mas eles voltaram ao pecado portanto Deus levanta Naum para profetizar a queda dessa nação.
O livro de Habacuque é muito interessante, nos mostra as perguntas do profeta à Deus e no final tem dois versículos lindo:

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3.17-18)
Sofonias se levanta contra o pecado do seu povo, ele não aceita o erro da sua nação e fala do julgamento de Deus se o povo não se arrepender.
Ageu se levanta contra a frieza espiritual do seu povo.
Zacarias convida o povo a voltar à sua pátria e reconstruir o templo.
Malaquias prega contra os maus sacerdotes da época.
Vou te dar uma dica, antes de ler os evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), procure saber da história dos escritores, você vai achar mais interessante.
As Epístolas paulinas, são verdadeiros conselhos para a igreja como um todo.
O livro de Hebreus tem um capítulo inteiro muito interessante para nós (capítulo 11).
A epístola de Tiago também nos chama bastante atenção, Pedro escreveu duas epístolas e João escreveu três.
A epístola da Judas é pequeno mais é interessante para nós.
O livro de Apocalipse nos fala sobre o arrebatamento da igreja, não tenha medo de lê-lo.

Por Pb. Silvio Luis







Nenhum comentário:

Postar um comentário