SEMINÁRIO BÍBLICO DE ESCATOLOGIA
MINISTÉRIO NAPOLEÃO FALCÃO
ESCATOLOGIA
1ª PARTE
É o estudo dos eventos que estão para acontecer segundo as escrituras. Do grego = Eschatos = última, e Logia = estudo.
QUEM É QUEM NO CENÁRIO BÍBLICO
- os judeus - os descendentes de Abraão Isaac e Jacó
- os gentios - os que não são judeus
- a Igreja de Deus - judeu e gentio convertidos a Cristo
DIVISÃO DISPENSACIONAL DA HUMANIDADE
A história da humanidade está dividida em 7 dispensações
1ª Dispensação Inocência ou Liberdade / o período anti-diluviano
(vai da criação da humanidade até a queda do homem)
Durante essa dispensação, o homem tinha total liberdade, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2.17). Contudo a desobediência gerou o fracasso e logo em seguida o juízo: E à mulher disse: multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o seu marido, e ele dominará. E a Adão disse: portanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo" (Gênesis 3. 16-18).
2ª Dispensação Consciência ou autodeterminação
(vai da queda do homem até o dilúvio)
O homem agora tinha o conhecimento. "E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles , e os vestiu. Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente" (Gênesis 3.21-22)
"E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra" (Gênesis 4.4). E como o juízo a essa corrupção veio o dilúvio.
3ª Dispensação do Governo humano
(vai pós-dilúvio até a chamada de Abraão/427 anos)
"Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundatemente a terra, e multiplicai-vos" (Gênesis 9.6-7). E mais uma vez o homem desobedeceu a Deus: "E disseram: Eia, edifiquemos nós uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face da terra" (Gênesis 11.4). Como o juizo veio a confusão de línguas - Babel: "Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra. E dali os espalhou Senhor sobre a face de toda a terra" (Gênesis 11.9).
4ª Dispensação Patriarcal ou promessa
(Vai de Abraão a Moisés)
A promessa que Deus fez a Abraão da terra prometida. "Ora, o Senhor disse a Abrão: sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gênesis 12.1-3).
5ª Dispensação da Lei (cerca de 1430 anos)
(desde o êxodo do Egito até a crucificação de Jesus)
"Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo" (Êxodo 19.8). Por viverem blasfemando, murmurando e rejeitando ao Senhor dos Exércitos acabaram sendo dispersos para todas as nações. "E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que o os tempos dos gentios se completem" (Lucas 21.24).
6ª Dispensação da Graça
(Vai da crucificação de Jesus até sua 2ª vinda. É a atual dispensação. O homem é salvo pela graça mediante a fé em Jesus Cristo)
"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (João 1.12).
"Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no unigênito filho de Deus" (João 3.18)
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.28-29).
7ª Dispensação O Reino Milenial
O Senhor reprime a rebelião mundial, coloca o anticristo e o falso profeta no lago de fogo e começa a reger as nações com vara de ferro. Instala o seu governo de mil anos aqui na terra.
Durante esse período satanás será acorrentado e preso no abismo e só será solto novamente no final do milênio, quando Jesus irá provar realmente quem são realmente seus filhos.
Em escatologia o ponto alto para todos os cristãos é o arrebatamento.
Existem basicamente três posições doutrinárias sobre escatologia, que são o amilenismo, o pós-milenismo e o pré-milenismo. E dentro do pré-milenismo existem também três posições distintas, que são o pós-tribulacionismo, o midi-tribulacionismo e o pré-tribulacionismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário