II Samuel 4.4 - E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.
II Samuel. 9
1. E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?
2. E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.
3. E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
4. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
5. Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar.
6. E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
7. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.
8. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
9. Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor.
10. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
11. E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
12. E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica; e todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
13. Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.
Essa história tem uma linda figuração no qual Davi está figurando o Senhor Jesus e Mefibosete figura muitos que por algumas palavras estão enfraquecidos, muitos que estão parados pois tiveram suas pernas espiritual aleijada.
Talvez você que está lendo essa coluna esteja nessa situação, você trabalhava para Deus, estava sempre na presença do Senhor, mas, por alguma palavra que você ouviu, te fez entristecer, te feriu, te magoou e por esse motivo você não teve mais força de fazer a vontade de Deus. Você que é diácono, presbítero, obreiro, membro, pastor, missionário... O que te fez parar? O que houve para você desistir? Quem te deixou aleijado espiritualmente?
Quero te dizer uma coisa, amado de Deus, você é filho do Rei, o nome dele é Jesus, e hoje, neste momento, ele está te chamando para você se assentar à mesa.
Chegou o momento de você voltar ao primeiro amor, não pense que Jesus, o Rei dos reis, te esqueceu. Ele tem contemplado a sua vida, tem te olhado com ternura e carinho. Ele nunca te abandonou.
A quanto tempo você está parado? Talvez você tenha até mesmo saído da presença de Deus, você se desviou, mesmo assim, Ele te chama, Ele te ama. Tome o seu lugar, volte para Deus. O seu lugar ainda está lá, aquela posição que você deixou ainda está lá. Deus vai restituir a unção na sua vida.
Mefibosete se achou indigno de se sentar na mesa do rei Davi, talvez você esteja assim também, se achando indigno de voltar a presença de Deus. Você era muito usado, era cheio do Espírito Santo e agora, desanimado, se acha indigno de ser usado de tal forma novamente, devido ao tempo parado. Mas a verdade é que Deus te quer. Não importa o tempo em que você parou; Ele te chama novamente. Venha amado! Volte-se para Deus hoje, receba novamente o Espírito de Deus em sua vida.
Por Pb. Silvio Luis
Irmão,
ResponderExcluirA sua palavra foi-me muito oportuna e edificante! tenho lido seus textos, quando posso, e geralmente tenho achado palavras que me falam ao coração necessitado de Cristo... de aprender de Cristo.