Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis

Entre em contato com o Presbítero Silvio Luis
Email: slluisramos@gmail.com
Cel. (21) 986017617 (Oi)
Cel. (21) 96835-5541 (claro)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dê os 7 mergulhos

II Reis 2; 1-14

  1. E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
  2. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
  3. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
  4. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
  5. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
  6. E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
  7. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
  8. Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
  9. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
  10. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
  11. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
  12. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
  13. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
  14. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.


Essa passagem bíblica é de grande importância para os pregadores, dela tiramos muitos sermões. Nessa passagem, poderíamos falar da menina que foi usada como missionária, poderíamos falar do servo de Eliseu, chamado Geazi que foi ganancioso e por isso Deus cobrou dele. E podemos falar do rio Jordão, onde Naamã foi mergulhar. Mas eu só vou escrever sobre os sete mergulhos. 


Imagine Naamã indo de encontro ao rio Jordão e depois de pensar por algum tempo se valia mesmo a pena mergulhar; ele salta e dá o seu primeiro mergulho, novamente dá outro mergulho, e logo após ele dá mais um mergulho, continua e pula novamente na água, e novamente, e mais um mergulho, o sexto mergulho. Sabe o que aconteceu com a lepra dele  após o sexto mergulho? Tente imaginar, ele devia dar sete mergulhos, deu seis e agora, após o sexto mergulho ele sai da água. Eu sei o que aconteceu no sexto mergulho e vou passar para vocês essa informação. NÃO ACONTECEU NADA. A lepra ainda estava lá, a condenação ainda estava lá, a maldição ainda estava lá. Sabe porque? Tente imaginar o porque da maldição ainda estar lá após seis mergulhos. Não sabe? Direi pra vocês. O profeta de Deus não mandou dar seis mergulhos, Eliseu não mandou dar seis mergulhos e meio, ou seis mergulhos e molhar os pés e mãos. Ele mandou dar sete mergulhos. Sabe o que eu quero dizer com isso? Você só vai receber aquilo que você almeja após o sétimo mergulho, não adianta mergulhar seis vezes, não pense que seis é o suficiente, seis não é o suficiente, mergulhe sete vezes. Talvez você não esteja entendendo o que estou dizendo; vou lhe explicar. Você só vai receber o que almeja, quando estiver preparado. Deus não vai te dar o que você pede e deseja enquanto você não estiver pronto para receber, não adianta imaginar que está pronto, ou qualificado, quem decide isso é Deus, você só executa o que ele diz; assim como Naamã não teve opção de escolher o rio pra pular, você também não tem o direito de fazer requerimentos, só pode obedecer e ver o agir de Deus em sua vida. Continue orando, continue jejuando, continue se humilhando, quando você chegar ao sétimo mergulho (sete é o número da perfeição), Deus vai te dar. 
Que Deus abençoe aos meus amigos leitores. 


Por Pb. Silvio Luis



Um comentário:

  1. olá Silvio,A paz do Senhor Jesus.Maravilhosa essa passagem,e dela estraí-se diferentes pregações. .MAS nesse contexto eu vejo tambem que leva-nos a entender que tem que haver obediência,e tambem submissão,se sugeitar-a .E quando se fala em obedecer,sugeitar e submissão,parece que soa como ter que se humilhar,muitos entendem assim a palavra obedecer,regeitam essa pratica e com certeza vão continuar eternamente na fila da espera do milagre.E como vc diz, Deus não dará o que se pede, enquanto não se está preparado para receber.Vê,Naamã quase regeitou seu milagre!!!disse que habana e farpar rios de Damasco era rios melhores que os de Israel.nota aí uma certa resistencia da parte dele.assim muitos agem ainda hj.que Deus abra os olhos desse povo para que vejam!!! Deus abençõe vc Silvio, que à cada dia vc possa continuar crescendo na graça e no pleno conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir