A primeira atitude que Daniel toma foi a de não se contaminar com o manjar do rei. Ele sabia muito bem que antes do rei Nabucodonosor servir o a porção das iguarias, ele apresentava aos seus deuses. Nabucodonosor não o influenciou.
Nabucodonosor tentou influenciar a Daniel e seus amigos; se não deu certo influenciá-los com o manjar, então, o rei tenta influenciá-los mudando o nome, pois poderia conseguir algum êxito.
O nome Daniel significa "Deus é meu juiz"
Nabucodonosor mudou o nome de Daniel para Beltessazar, que significa "que Baal o proteja" e mudou também o nome dos seus amigos, mas o fato de ter o nome mudado não fez Daniel negar a sua fé em Deus. Ele não foi influenciado.
Vendo que Daniel não negava a sua fé em Deus, tentaram achar algum defeito; porém não conseguiram encontrar defeito algum no servo do Senhor. Então, tentaram incriminá-lo em suas próprias virtudes. Daniel orava três vezes ao dia voltado para Israel, com certeza ele orava pela restauração de Israel.
Arrumaram um jeito de persuadir ao rei à assinar um decreto e assim ele o fez. Em um espaço de trinta dias, ninguém poderia orar a qualquer deus ou homem a não ser ao próprio rei. O rei aceitou e assinou o decreto, só após ter assinado o tal decreto é que o rei percebeu que havia caído em uma armadilha.
Daniel não cessou de orar a Deus voltado para Israel. Portanto o rei foi obrigado a colocar Daniel na cova dos leões. Mas Daniel era fiel a Deus e Deus foi fiel a ele; de manhã, o rei foi até Daniel e o achou vivo, Deus o havia livrado dos leões.
Antes de Daniel morrer, ele viu a sua oração respondida, pois Israel começou a ser reconstruída. Daniel nunca serviu a outro deus no tempo em que ficou no exílio.
Que possamos fazer o mesmo.
Por. Pb. Silvio Luis
Exemplo perfeito, palavras sábias!!! uma palavra edificante para tocar nossos corações! parabéns! Deus continue a te abençoar! A Paz!
ResponderExcluir