II Tímóteo 4.5 - Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Eu confesso que gosto muito de ler o livro de Timóteo, tanto a primeira carta quanto a segunda, pois Timóteo era um jovem pastor, filho de Judeu e gentio, e Paulo foi seu pai na fé.
Quando leio o livro de Timóteo, me imagino em seu lugar, e vejo as palavras de Paulo como as palavras do próprio Deus falando comigo de uma maneira toda especial.
E nesse versículo, Paulo (Deus) dá mais um importante conselho ao jovem obreiro (Eu, você). Penso que quando ele manda Timóteo ser sóbrio, ele está falando para que o mesmo faça a obra com sabedoria. Faça as coisas com cautela, com sabedoria, com entendimento; se sóbrio em tudo.
Sofre as aflições - Não adianta, se você fizer a obra, você sofrerá as aflições, não tem como fugir disso, Paulo sabia que Timóteo passaria por isso também e, agora o adverte à sofrer as aflições.
Faze a obra de um evangelista - É uma função eclesiástica que Timóteo exerceu, porém, não era só um nome na carteira, ele foi advertido a fazer na prática a obra de um evangelista
Cumpre o teu ministério - Não fuja dele, não diga que não podes, não dê desculpas para Deus; cumpre o teu ministério.
Obs: Timóteo era jovem, porém ele fez a obra como uma pessoa experiente, a juventude dele, não o impediu de cumprir a missão que Deus o chamou. Usamos muitas vezes nossa juventude como desculpas para não fazer a vontade de Deus, ou fazer relaxadamente. Porém, Deus cobra de nós como cobra de qualquer outra pessoa de qualquer idade ou cargo.
A boa notícia é que se fizermos, Deus vai nos usar, tanto quanto usou (ou usa) os grandes homens de Deus.
Por Dc. Silvio Luis
Por Dc. Silvio Luis
Nenhum comentário:
Postar um comentário